Dono da Telexfree é condenado a 6 anos de cadeia

James Merrill, co-fundador da TelexFree, um esquema de pirâmide financeira que atuou a nível mundial e lesou mais de 1,8 milhão de pessoas, foi condenado nessa última quarta (22) nos EUA a 6 anos de cadeia federal.

0
1790
James M Merrill condenado Telexfree
James M. Merrill, um dos responsáveis pelo esquema TelexFree

Dentre os seis anos, James M. Merrill cumprirá três anos de liberdade condicional e terá que colaborar com a restituição às vítimas do esquema TelexFree. A ordem foi determinada pelo juiz do distrito Timothy S. Hillman.

A sentença expedida pelo juiz Hillman acabou sendo menor do que a pena de dez anos que os promotores federais estavam pedindo. Na contrapartida, o advogado de James Merrill lutava por uma pena de cerca de 12 a 18 meses.

Durante a audiência condenatória, James Merrill ouviu por cerca de três horas, relatos de várias testemunhas que disseram que a TelexFree lhes custou milhares de dólares. Merrill, pediu desculpas às vítimas e pediu perdão.

Sinto muito não ter sido capaz de consertar ou controlar um negócio que pretendia ser uma benção“, disse Merrill.

Após a audiência, Merrill buscou consolo em sua esposa e dois dos seus três filhos, que estavam sentados na primeira fila e deixou o tribunal sem falar com a imprensa.

Sobre a TelexFree

A TelexFree Inc. foi uma empresa americana que atuou fortemente no Brasil comercializando serviços de telefonia via internet (Voip), mas na verdade, quase todas as receitas eram provenientes de pessoas que pagaram para promover o esquema.

A TelexFree prometia pagar os promotores, mesmo sem que realizassem vendas, apenas por colocarem anúncios repetitivos na internet.

James M. Merrill, era co-proprietário da TelexFree junto com Carlos N. Wanzeler, brasileiro, que fugiu dos Estados Unidos em 2014 e atualmente encontra-se no Brasil enfrentando a acusação.

Andrew E. Lelling, advogado assistente do caso, descreveu a TelexFree como o maior esquema de fraude de pirâmide financeira que o Departamento Americano de Justiça já processou.

Telexfree pirâmide financeira

A justiça informou que o esquema TelexFree atraiu investidores de mais de 100 países, sendo 965 mil vítimas só nos EUA. A empresa declarou falência em abril de 2014, com dívidas de 5 bilhões de dólares a seus participantes, de acordo com os procuradores do caso.

Até agora, o governo recuperou apenas uma pequena parcela desse valor, cerca de 150 milhões de dólares em espécie, incluindo US$ 20 milhões escondidos sob colchão.

O governo espera distribuir o dinheiro recuperado às vítimas da TelexFree através de um administrador de falência que está supervisionando caso a caso. O tempo para a devolução do dinheiro não foi informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário
Por favor digite seu nome aqui